Gaglioppo

Essa é uma uva que nos leva diretamente à bela Itália!

Na verdade, existem duas versões distintas para a história da Gaglioppo. A primeira, mais tradicional, diz que essa uva chegou ao sul da Itália lá pelo século 4 a.C., trazida pelos gregos. Seu nome, inclusive, teria sido adaptado a partir da expressão grega “kalos podos”, ou “buon grappolo” em italiano, uma referência aos belos cachos dessa uva.

A segunda versão, apoiada na ciência por meio de um teset de DNA, diz que a Gaglioppo é realmente nativa da Itália, tendo surgido a partir de um cruzamento da Sangiovese.

No sul da Itália, a Gaglioppo é facilmente encontrada na Calábria, onde é a cepa predominante. Mas ela também está presente, de maneira mais contida, em algumas das regiões centrais do país, como Umbria, Marches e Abruzzo.

Os sinônimos reconhecidos pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), para a Gaglioppo, são Maglioppo e Magliocco.

Essa é uma variedade que pode demorar um pouco a amadurecer, atingindo altos níveis de açúcar. Mas, para não comprometer a acidez necessária ao bom equilíbrio do vinho, muitos produtores, principalmente na Calábria, acabam preferindo colher essa uva no início da estação. Além disso, seus vinhedos costumam estar em altas altitudes, protegidos, assim, do excesso de calor.

Apesar de ser uma uva bastante vista em varietais, às vezes ela recebe um pequeno percentual de vinhos brancos, justamente para favorecer a acidez do resultado final do vinho.

De pele grossa, a Gaglioppo é bastante resistente a geadas e também a períodos de seca. Além disso, a espessura de sua pele também é responsável pelo bom nível de taninos do vinho com ela produzido.

Para experimentar um típico Gaglioppo, tânico, encorpado, e de alto teor alcoólico, procure por vinhos tintos da denominação de origem Cirò, que são compostos minimamente por 95% de Gaglioppo.

Para consumir esse vinho, nossa sugestão é refrescá-lo um pouco, para que ele seja servido a aproximadamente 18°C, e harmonizá-lo com um prato marcado pelo tempero de alho. Mas isso não significa que outras temperaturas, ou outras combinações não possam ser tão interessantes quanto essa!

Uma curiosidade: a versão que atesta a origem grega da Gaglioppo traz detalhes interessantes, como por exemplo, a afirmação de que o vinho elaborado com a Gaglioppo seria a bebida consumida durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, evento marcado por muitas festas, também.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Itália, clique aqui.

Muito prazer, Gaglioppo! Seja bem-vinda à nossa taça!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em