Grenache Blanc

Essa uva teve origem na Espanha, onde é chamada de Granacha Blanca. Venha conhecê-la!

O nome Grenache Blanc, utilizado por exemplo na França e nos Estados Unidos, é mais conhecido que o nome Granacha Blanca, usado na Espanha, onde atualmente estão apenas 30% dos vinhedos de cultivo dessa variedade.

Aliás, falando em variedade, a Grenache Blanc não é exatamente uma variedade, do ponto de vista técnico. Ela é uma mutação genética da Grenache. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Talvez você esteja se perguntando por que você conhece a Grenache “tradicional” tão bem, mas nunca tinha ouvido falar na Grenache Blanc. É absolutamente compreensível, uma vez que a Grenache “tradicional” está entre as uvas mais plantadas no mundo, com quase 200 mil hectares, e a Grenache Blanc está presente em menos de 10 mil hectares, no total.

Mas aqui vai uma ressalva. A Grenache Blanc não é uma cepa tão desconhecida assim, não. Ela é, por exemplo, uma das uvas autorizadas nos cortes de Châteauneuf-du-Pape! Também está presente no Vale do Rhône, em vinhos espanhóis de Rioja e de Navarra, e na Costa Central da Califórnia.

Resistente à seca, a Grenache Blanc pode ser cultivada em regiões áridas e de muito vento. Mas é necessário ficar atento ao fato de que, em climas quentes e secos, como por exemplo o de Roussillon, região onde há o plantio dela, é mais difícil alcançar a boa acidez característica dessa uva.

Ainda falando sobre o cultivo, a Grenache Blanc é uma cepa bastante vigorosa, que precisa ser controlada, e uma variedade de maturação precoce.

O vinho elaborado com a Grenache Blanc tem uma coloração palha, clara e dourada.

Mas o que mais chama a atenção, nesses vinhos, é eles serem encorpados, ricos em álcool (às vezes exagerando, e ultrapassando os 15°), e com acentuada acidez, além de apresentarem características minerais.

Os aromas que normalmente mais são associados a vinhos produzidos com Grenache Blanc são maçã verde, pera, tangerina e pêssego, com notas de sálvia e de jasmim. No final, bastante persistente, aparecem alcaçuz, noz-moscada e canela.

O corpo, o teor alcoólico, e a associação com especiarias fazem, desse, um vinho branco diferente, perfeito para ser consumido inclusive em noites frias.

Para encerrar, dicas de harmonização: combine um vinho elaborado com Grenache Blanc com peixe, camarão, frango ou costelinha de porco, desde que se trate de um prato condimentado, à base de temperos fortes como, por exemplo, o alho. Vai ficar incrível!

E não se esqueça, é claro, de brindar!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em