Alvarelhão

Você se lembra que em Portugal existem mais de 250 uvas autóctones, ou seja, nativas? Pois é. Essa é uma delas.

Apesar de já ter sido amplamente cultivada em toda a península Ibérica, atualmente ela se concentra, praticamente, só no norte de Portugal.

No Douro, a Alvarelhão é uma das uvas utilizadas em cortes de vinho do Porto, e também em cortes de vinho seco, muitas vezes ao lado da Touriga Nacional. Ela também é uma cepa presente na região de Vinhos Verdes, na composição dos cortes de tintos ou rosés. Sua presença confere ao vinho maciez, aromas marcantes, e acidez.

Mas ela também aparece em vinhos varietais, mesmo que mais raramente. Por ser uma casta que confere pouca cor ao vinho, e também um grau alcoólico mediano, e taninos leves, mas em compensação contribui com muitos aromas e elevada acidez, ela costuma ser utilizada para a produção de vinhos rosés, delicados e aromáticos. E boas experiências já foram feitas, também, com tintos elegantes e perfeitos para serem consumidos durante a sua juventude. A longevidade não é uma das características desses vinhos, aliás.

Os aromas mais normalmente associados à Alvarelhão são: ameixas pretas, anis, sálvia, couro, roseiras, agulhas de pinheiro e grãos de café.

Fora de Portugal, a Alvarelhão pode ser encontrada, em pequenas quantidades, na Espanha, na Califórnia, na Austrália e no Chipre.

Curiosidade: algumas das videiras californianas, que eram tidas como Alvarelhão, foram recentemente identificadas como sendo, na verdade, de Touriga Nacional.

O único sinônimo reconhecido pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), para a Alvarelhão, é Brancelho, mas algumas literaturas indicam também o uso dos nomes Brancellao, Brancelhão, Alvarello e Pirruivo.

Uma boa harmonização para um vinho elaborado com a Alvarelhão é uma refeição à base de carne de porco e salada de repolho.

Sempre há mais uma uva a conhecer, e a degustar. Principalmente quando o assunto é Portugal... Então, se quiser ler mais sobre a produção dos vinhos portugueses, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em