Grignolino

Essa uva é típica da Itália, mais precisamente, das colinas de Monferrato, no Piemonte. Mas também está presente na Califórnia, tanto no Vale do Napa como no Vale de Santa Clara.

De pele fina, a Grignolino não é uma cepa cheia de pigmentos, produzindo, portanto, um vinho tinto mais translúcido, apenas um pouco mais escuro que um rosé.

O nome Grignolino vem da palavra “grignolo”, que quer dizer semente, no dialeto piemontês. O nome não foi dado à toa. A Grignolino é uma uva com uma quantidade abundante de sementes, e, consequentemente, rica também em taninos. Outra característica marcante da Grignolino é a acidez elevada.

Mas os vinhos produzidos a partir da Grignolino, apesar dos muitos taninos e da acidez marcante, costumam ser medianamente encorpados, sendo considerados muito mais leves que outros grandes vinhos da região, como por exemplo, os elaborados com a Nebbiolo.

Apesar de ser considerado um vinho fresco e fácil de beber, a Grignolino não é responsável por vinhos cuja exportação se dá em longa escala, para diversos cantos do mundo. Encontrar um Grignolino fora da Itália (e da Califórnia) é uma missão desafiadora para os enófilos mais curiosos.

Os aromas mais facilmente associados à Grignolino são framboesas e morangos (passando longe, portanto, das frutas silvestres mais escuras), com notas de especiarias como cravo e canela.

O uso da Grignolino em cortes está autorizado em diversas denominações de origem italianas do Piemonte. Mas algumas denominações de origem utilizam a Grignolino em vinhos varietais: Grignolino d'Asti e Grignolino del Monferrato Casalese.

Uma das harmonizações mais indicadas para os vinhos leves elaborados com a Grignolino é o risoto de cogumelos como shimeji e shitake. Ou então, pimentões recheados. Além disso, pizza de peperoni também é uma boa ideia.

Quem vai gostar dos vinhos produzidos com Grignolino? Quem aprecia Pinot Noir, quem gosta de Beaujolais, e quem adora, acima de tudo, a variedade do mundo do vinho!

Para encerrar, se quiser ler sobre uma outra uva cuja origem também é o Piemonte, e assim como a Grignolino também nas colinas de Monferrato, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em